1ª OpenClass - PACIENTES PÓS-MODERNOS E ANTIGOS PSICÓLOGOS?, Casa dos Insights, Quarta, 26. Junho 2019

Tudo que é aceito sem restrições no presente, nos traz resultados não desejados em futuro próximo. É extremamente arriscado para nós, psicólogas, psicoterapeutas ou psicanalistas, dizermos que o Atendimento On-line é igual ao Atendimento Presencial. Digo isso, porque a demanda por Atendimento Psicológico On-line tem crescido sem precedentes. Seja, pelos pacientes pós-modernos que não conseguem estar conosco presencialmente, ou seja pelo aumento de profissionais que tem oferecido atendimento on-line a partir da liberação do Conselho de Psicologia para serviços psicológicos mediados por tecnologias.
Se dermos força à falsa percepção de que conversar por uma câmera é igual a conversar pessoalmente, o futuro da Psicoterapia On-line e da Saúde Mental não terá um bom prognóstico. Por isso, sempre enfatizo em minhas aulas, que deve haver uma justificativa clara e pertinente para o oferecimento do Atendimento On-line. Acamados, pessoas com deficiência, gestantes de risco, brasileiros que moram no exterior ou qualquer pessoa que não possa comparecer ao consultório presencial são alguns dos beneficiados. Caso pudessem estar presencialmente, dificilmente, eles trocariam o contato presencial por uma tela de computador.
O fato de termos evidências científicas que mostram que o Atendimento On-line e Presencial são semelhantes, não quer dizer que teremos uma mesma experiência vivenciada pela dupla psicóloga-paciente. A nossa prática é essencialmente humana e é muito melhor quando é presencial. Nós somos um corpo inteiro com uma mente. Temos um conjunto de sensações, comunicações, energias e um conjunto biológico de fluidos que acontecem e não são passadas pela palavra. Se não construirmos a nossa prática clínica com inteligência pra esse futuro, o contato presencial será trocado por uma tela de computador.
Esta série de OpenClasses sobre a Psicoterapia On-line tem como objetivo oferecer orientação e conhecimento para os profissionais sobre as novas responsabilidades de fazer uma prática baseada em princípios, conhecimentos e técnicas fundamentadas na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional, mas sem perder de vista a empatia pelo outro que está sofrendo diante de nós. Afinal, nunca podemos esquecer: SOMOS PESSOAS QUE CUIDAM DE OUTRAS PESSOAS!!!
Segue a programação:
OpenClass 01 | dia 26/06 | 16h15 - PACIENTES PÓS-MODERNOS E ANTIGOS PSICÓLOGOS?
A inovações tecnológicas são incorporadas pela sociedade. Porém, a sociedade não é passiva, pois tem toda a condição de lutar por novas tecnologias que caminhem na direção do que é benéfico para os indivíduos pós-modernos. Somos agentes modificadores no nosso mundo e temos capacidade de rejeitar determinadas inovações que não nos agradam e comprometem o futuro do nosso trabalho. Nesta OpenClass, pretendo discutir este novo paciente pós-moderno que chega em nosso consultório e como a Psicoterapia On-line já se faz importante para reduzir as incapacidades geradas pelos sofrimentos contemporâneos, como a depressão e a ansiedade.
Você poderá assistir do seu computador, smartphone ou tablet. Você receberá todas as instruções no seu e-mail informado na inscrição.
Envie as suas dúvidas e perguntas pelo nosso WhatsApp:

Quarta, 26. Junho 2019, Casa dos Insights, 1ª OpenClass - PACIENTES PÓS-MODERNOS E ANTIGOS PSICÓLOGOS?

Encontre eventos mais interessantes
Obtenha recomendações de eventos com base em seu gosto Facebook. Obtê-lo agora!Mostre-me os eventos adequados para meAgora não