As crianças e a revolução da diversidade, Instituto Ling, Quarta, 14. Agosto 2019

Qual o currículo para a infância? Esta é a pergunta-reflexão que norteia a mais recente pesquisa do renomado pedagogo italiano Aldo Fortunati.
Na palestra que será realizada no Instituto Ling, promovida pela Escola de Pais 018,  com apoio da Despertar Educação Infantil, o autor da obra As crianças e a revolução da diversidade reflete sobre o protagonismo das crianças na contemporaneidade e a participação das famílias no cotidiano da escola.

 
Uma das chaves para explorar o tema é a experiência da pequena cidade de San Miniato, no coração da Toscana, com 26 mil habitantes, cuja abordagem de política pública para a Educação Infantil se tornou referência mundial. Entre os principais aprendizados do sistema pedagógico do município está entender que a educação na primeira infância deve ser contextualizada de acordo com a comunidade em que está inserida, com serviços educacionais plurais destinados às necessidades das crianças e seus familiares.
 
San Miniato tem pré-escolas com metodologia inspirada nas ideias do pedagogo Loris Malaguzzi (1920-1994), baseada na Pedagogia da Escuta, que reforça o pilar das próprias crianças serem protagonistas de seu processo educativo. E Aldo é o grande nome de referência no tema, com suas pesquisas e observações que mostram os impactos positivos na educação de fatores como planejamento do espaço físico, o trabalho compartilhado entre os professores e atividades de programação flexível, em vez de currículos pré-determinados. O contexto promove a autonomia infantil e o engajamento das famílias.
 
Aldo virá acompanhado da educadora, psicóloga e pesquisadora Chiara Parrini para o lançamento de seu mais recente livro, As Crianças e a Revolução da Diversidade.
A palestra no Instituto Ling contará com tradução simultânea.
 
Sobre o palestrante: Pedagogo e pesquisador da infância, o italiano Aldo Fortunati é o fundador do Centro de Pesquisa e Documentação sobre a Infância “La Bottega di Geppetto”, criado em 1999 em San Miniato, Toscana, além de diretor da área da Infância e Adolescência do Istituto degli Innocenti, em Florença. Docente da Universidade de Florença e membro do Eurosocial em programas de cooperação internacional, é membro sênior do Gruppo Nazionale Nidi e Infanzia e representante nacional da Itália na World Forum Foundation, que tem como objetivo promover um intercâmbio global de ideias sobre a prestação de serviços de qualidade para crianças em diversos contextos. Nos últimos 20 anos, coordenou projetos de pesquisa e atividades de monitoramento das políticas em nome do governo nacional italiano e dirigiu programas de cooperação internacional na América Latina. É autor dos livros Educação Infantil como Projeto da Comunidade (2009), A Abordagem de San Miniato para a Educação das Crianças (2014) e Por um Currículo Aberto ao Possível (2016), com versões em italiano, inglês, espanhol e português. Engajado no tema da relação entre o design dos ambientes e o aprendizado, idealizou um mobiliário infantil que é produzido pela marca italiana Spazio Arredo.

Quarta, 14. Agosto 2019, Instituto Ling, As crianças e a revolução da diversidade

iHelpU Zona Sul
Sábado 02. Novembro 2019
iHelpU Trend
Sábado 02. Novembro 2019
iHelpU Canoas
Sábado 02. Novembro 2019
Congresso da ******* POA 2019
Terça 05. Novembro 2019
Investindo no Exterior
Quarta 23. Outubro 2019
Encontre eventos mais interessantes
Obtenha recomendações de eventos com base em seu gosto Facebook. Obtê-lo agora!Mostre-me os eventos adequados para meAgora não