As mulheres na fotografia, Instituto Ling, Quarta, 15. Maio 2019

Desde a invenção da fotografia, em 1839 e, posteriormente, o aparecimento de lojas, estúdios e galerias que mantinham a prática como negócio, era comum encontrar esposas, filhas ou parentes trabalhando junto ao fotógrafo-proprietário. A maioria delas, porém, nunca foi reconhecida como profissional e tão pouco lembrada por seu  trabalho fotográfico. Talvez em função disso, nomes de mulheres que marcaram a história da fotografia são exceções em quase dois séculos de produção e de descobertas na área, como, por exemplo, Julia Margaret Cameron (1815 – 1879), Dorothea Lange (1895 – 1965), Berenice Abbott (1898 – 1991), Diane Arbus (1923 – 1981) e Annie Leibovitz (1949 - ). Neste curso, a fotógrafa e jornalista Renata Stoduto apresenta o trabalho de importantes nomes femininos na história da fotografia, desde fotógrafas já reconhecidas até artistas recentemente descobertas, como Vivian Maier e Lee Miller, com o objetivo de dar visibilidade à produção de imagens realizada por mulheres ao longo destes dois séculos de fotografia.
 
Sobre a professora: Renata Stoduto é fotógrafa profissional desde a década de 1990. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Poéticas Visuais (Feevale) e Mestre em Comunicação pela PUCRS. Foi professora de fotografia nas graduações de Comunicação Social da UFRGS, da ESPM Sul e na graduação em Fotografia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Participou de diversas exposições coletivas e individuais no Rio Grande do Sul e foi contemplada, em 2009, com o prêmio Salão do Jovem Artista (regional Porto Alegre). Em 2014 foi selecionada, com a série Amores Líquidos, para os festivais internacionais Paraty em Foco e Cabo Verde. Tem atuado, principalmente, nas seguintes áreas: fotografia publicitária, fotografia de arquitetura, retratos, artes e história da fotografia.

Informações geraisPeríodo: 15 e 22.05.2019Dia da semana: quartaDuração total: 4hHorário: das 19h30 às 21h30
A realização dos cursos do Instituto Ling depende da obtenção do número mínimo de matrículas.

Agenda do curso:
15 de maio – Aula 1
Os principais nomes femininos na história da fotografia
 
22 de maio – Aula 2
Fotografia feminina: novas descobertas

Quarta, 15. Maio 2019, Instituto Ling, As mulheres na fotografia

Encontre eventos mais interessantes
Obtenha recomendações de eventos com base em seu gosto Facebook. Obtê-lo agora!Mostre-me os eventos adequados para meAgora não