FUNDAMENTOS DA INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA Descubra, Sonhe, Desenhe e crie seu Destino, São Paulo, Sexta, 26. Outubro 2018

"Investigação Apreciativa é uma poderosa intervenção para transformar através de uma pesquisa capaz de inspirar, mobilizar e sustentar mudanças em sistemas humanos. O futuro do desenvolvimento organizacional pertence a métodos que declaram, incorporam e celebram a aprendizagem antecipada que envolve níveis mais elevados de coletividade." 
Dr. David L. Cooperrider - Manual de Investigação Apreciativa
Por que a investigação apreciativa?
"A coisa mais importante que fazemos como líderes e consultores é investigar", diz David Cooperrider. Nós lemos as situações; Realizamos uma análise e diagnóstico organizacional. Tudo começa com o Inquérito. O ponto chave é que a maneira como sabemos é decisiva. As questões que colocamos, os aspectos sobre os quais escolhemos enfocar e os tópicos sobre os quais escolhemos investigar determinam o que encontramos. O que encontramos torna-se informação e história sobre as quais dialogamos e visualizamos o futuro. Portanto, as sementes da mudança estão implícitas na primeira questão que colocamos. A investigação é a intervenção.
Desde 1980, a Investigação Apreciativa tem sido usada em processos de mudança organizacional, alinhamento de competências, definição de visão e plano estratégico para empresas, comunidades e Organizações. O método é usado tanto para intervenções com pequenos grupos como com grandes grupos de até 2000 pessoas.
CONTEÚDO do Curso de Fundamentos em Investigaçāo Apreciativa:
Filosofia e Princípios Fundamentais da Investigação Apreciativa (IA)

Quais são as estratégias focadas em pontos fortes e quais são suas diferenças em relação ao modelo de resolução de problemas?
A importância do processo de investigação para a mudança organizacional e exemplos de aplicação. Por que a Investigação Apreciativa funciona?
Princípios centrais da IA.

Processos Metodológicos

A arte de fazer perguntas significativas: o que é uma questão transformadora de conversas? Tipos de perguntas e suas aplicações.
As 5 fases do processo (os 5 D’s): Tema Afirmativo (Definir / Define);
Descoberta (Discovery), Sonho (Dream), Desenho (Design) e Destino (Destiny).
Complementaridade de ferramentas de gestão conhecidas para as 5 fases do processo

Casos de aplicação

Apresentamos casos de aplicação direta de IA em empresas, comunidades, ONGs e no setor público.
Exploramos casos clássicos de literatura de Investigação Apreciativa.
Por meio de vídeos, veremos um processo de Investigação Apreciativa em ação.

O curso de Fundamentos em IA, ministrado pelo IDeIA, é reconhecido pela Case Western Reserve University, possibilitando que o segundo módulo, Avançado, seja cursado lá. Esse formato representa economia de tempo e dinheiro em relação a opção de se cursar ambos módulos nos EUA.
Perguntas frequentes
Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas?
IEP - Instituto Educação Positiva - evento@ - facebook: institutoeducacaopositiva
IDeAI - Instituto Diálogos e Indagación Apreciativa - info@institutoideia.es -  tel. +34 93 301 8195 

Sexta, 26. Outubro 2018, São Paulo, FUNDAMENTOS DA INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA Descubra, Sonhe, Desenhe e crie seu Destino

Encontre eventos mais interessantes
Obtenha recomendações de eventos com base em seu gosto Facebook. Obtê-lo agora!Mostre-me os eventos adequados para meAgora não