Gestão Integrada de ALM em Bancos: Liquidez, Precificação, Banking Book e Funding Gap, Mercure São Paulo Jardins Hotel, Quinta, 03. Outubro 2019

No âmbito da gestão global das finanças em bancos, a unidade ALM (Asset and Liability Management) é a responsável pela gestão integrada dos ativos e passivos, tendo um papel essencial e estratégico no gerenciamento do balanço de um banco. Esta unidade abrange importantes desafios, que incluem: Como gerenciar o descasamento de prazos (funding gap) para garantir capacidades de liquidações financeiras? Qual o nível de liquidez mais adequado para a estrutura de balanço da instituição? Como definir a curva de precificação interna – pricing – dos recursos para os negócios nas áreas comerciais? Como apurar todas as posições no balanço frente aos fatores de riscos de taxa de juros e preços dos ativos? Que informações e indicadores são fundamentais para o gestor da mesa central de liquidez e pricing na Tesouraria? Quais as responsabilidades do ALCO (Asset-Liability Committee)?
O gerenciamento centralizado da liquidez em um banco, exercido pela unidade ALM ou Mesa Banking, é primordial na dinâmica dos fluxos dos recursos financeiros, desde as captações e depósitos até o direcionamento para operações de créditos nas Áreas Comerciais.
No universo compreendido entre gestão da liquidez, geração de funding, capital disponível e direcionamento de recursos para compulsórios, créditos direcionados, créditos de livre alocação e outros ativos, deve-se constituir uma metodologia de precificação interna dos recursos entre o ALM x originação dos negócios, ou o chamado FTP – funds transfer pricing.
Participe deste evento de Capacitação InterNews para aprimorar a gestão de ALM em sua instituição financeira. Este treinamento abrange a montagem das posições levando em conta fatores de riscos a juros e preços dos ativos e a sua direta correlação com riscos de mercado e riscos de liquidez. Na visão gerencial do balanço integrada com o gerenciamento da liquidez, será analisada em profundidade a precificação dos ativos e funding a partir da taxa de transferência de fundos (FTP); o gerenciamento do risco de taxa de juros nas posições da carteira bancária (banking book) e a sua integração com o capital da instituição financeira, bem como a estrutura do Comitê de Ativos e Passivos (ALCO).
Compreenda os conceitos, critérios e a utilização prática das informações necessárias para a gestão dos ativos e passivos em bancos. Obtenha uma visão integrada do inter-relacionamento entre as áreas de ALM x Tesouraria X Comerciais X Institucional. O treinamento consiste na apresentação de conteúdo conceitual e técnico alinhado com a aplicação de exercícios de simulação de uma situação prática.
Pré-requisitos

O participante precisa ter noções básicas de matemática financeira, produtos bancários e mercado financeiro;
Os participantes deverão levar notebook com Excel para a aplicação dos exercícios.

Instrutor
José do Socorro AssisEconomista pela Universidade Mackenzie, Pós-graduado em Finanças/Contabilidade na Fipecafi, MBA em Gestão Empresarial na Fundação Dom Cabral e Mestrado em Administração na PUC-SP. Exerceu sua carreira por 30 anos no mercado financeiro, onde foi head das áreas de Planejamento, Controladoria e Riscos nos bancos Unibanco, Fibra e Pine. Atualmente exerce serviços de consultoria nas áreas de gestão das finanças e riscos em bancos.
Programa
I – Visão Geral ALM e Estrutura do Usos & Fontes

Os Quatro Objetivos do ALM
Usos & Fontes: Visão global do funding e alocações
Modelo de Fluxos Financeiros e Caixa Central no ALM

II – Gerenciamento da Liquidez e Reserva Bancária

Fluxos Financeiros no Mercado Financeiro
Sistema de Pagamentos Brasileiro e Reserva Bancária
Depósitos Compulsórios: Exigibilidades e Cumprimentos
Montagem da Posição e da Movimentação de Liquidez

III – Macro-fluxo do Funding e Apuração da Margem nos Ativos de Crédito

Macro-fluxo da Precificação Interna do Funding no ALM
Critérios de Apuração da Margem de Spread no Comercial

IV – Precificação do Funding e Taxa de Transferência (FTP)

Funding Core Deposits
Funding Mercado Renda Fixa Local e Externo
Funding Capital Líquido em Caixa
Precificação da Taxa de Transferência de Funding (FTP)

V – Gerenciamento das Posições, Resultados e Riscos no Banking Book

Montagem da estrutura de Posições do Banking Book
Riscos no Banking Book: Exposições e Sensibilidade
Gerenciamento de Resultados no Banking Book
Capital regulatório no Banking Book: RBAN / IRRBB

VI – Comitê de Gestão dos Ativos e Passivos (ALCO)

Objetivos e Responsabilidades do ALCO
Metodologia de Liquidez Target e Liquidez Mínima
Monitoramento do Risco de Liquidez
Posição do Funding Gap e Projeção da Liquidez
Considerações Finais

Quinta, 03. Outubro 2019, Mercure São Paulo Jardins Hotel, Gestão Integrada de ALM em Bancos: Liquidez, Precificação, Banking Book e Funding Gap

Encontre eventos mais interessantes
Obtenha recomendações de eventos com base em seu gosto Facebook. Obtê-lo agora!Mostre-me os eventos adequados para meAgora não