Literatura e Gastronomia – Jantar Isabel Allende, Instituto Ling, Sexta, 17. Maio 2019

Literatura, erotismo, cozinha e o poder dos alimentos afrodisíacos na obra da escritora chilena Isabel Allende servem de tema para um saboroso e excitante jantar, preparado pelo chef Marcelo Schambeck.
Nesta edição especial, o livro Afrodite – contos, receitas e outros afrodisíacos antecipa a atmosfera da noite, estabelecendo uma deliciosa e engraçada analogia entre gastronomia e amor. Venha conhecer um pouco mais da escritora de língua espanhola mais lida no mundo e curtir o real prazer da boa mesa. A atividade faz parte do projeto Literatura e Gastronomia, com curadoria da jornalista Bete Duarte.
 
Sobre o projeto Da Estante à Mesa: Literatura e Gastronomia
As páginas da literatura não reúnem apenas histórias criadas pela imaginação de seus autores. Elas revelam também as vivências dos escritores, seus gostos e suas trajetórias disfarçados em ficção na vida de seus personagens. Uma revisita atenta aos trechos dessas obras pode servir de inspiração para a descoberta de sabores que estiveram em suas mesas e para releitura de cardápios que ganham um toque de modernidade. Nestes jantares, você vai conhecer mais sobre grandes escritores, além de provar deliciosas receitas. A cada edição, um novo autor é homenageado e um novo chef é convidado para o preparo de um cardápio único.
 
Cardápio
Boas-vindas
Pão levain, mostarda fermentada, manteiga com curry e figo com mel
Entrada
Vieiras, maçã verde, aipo e pepino
Carne cruda, morango, framboesa e queijo
Principal
Camarão, grão de bico, cenoura e agrião
Pré-sobremesa
Sorbet de pêra e cardamomo
Sobremesa
Bolo de coco e gengibre com sorvete de baunilha
 
Data: 17 de maio, sexta-feira
Horário: das 20h às 22h
Valor: R$ 270,00* ou 6 X R$ 45,00
*o valor do ticket inclui a harmonização.
 
MARCELO SCHAMBECK está entre os grandes talentos da gastronomia nacional. Formado pela Unisinos, trabalhou ao lado de chefs como Flávia Quaresma, do restaurante Carême, no Rio de Janeiro, e passou pelas cozinhas de Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo, do premiado Maní. Em seus cardápios, busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade e o uso de produtos orgânicos. Fundou, cozinhou e deixou saudades no charmoso bistrô Del Barbiere, onde se dedicava a um cardápio ao mesmo tempo despretensioso e requintado. Junto com a esposa, a jornalista Flávia Mu, mantêm o projeto Identidade RS, onde dividem as riquezas e as descobertas da cultura gastronômica do estado. Também ao lado de Flávia e do amigo Frederico Müller, acaba de inaugurar o bar Capincho, onde exibe seu talento com um irresistível cardápio de petiscos - como a bruscheta de lula, o queijo frito e o já famoso Pancho do Pepe.
BETE DUARTE é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Foi editora do caderno Gastrô do jornal Zero Hora por quase vinte anos e é especializada em jornalismo gastronômico.

Sexta, 17. Maio 2019, Instituto Ling, Literatura e Gastronomia – Jantar Isabel Allende

Encontre eventos mais interessantes
Obtenha recomendações de eventos com base em seu gosto Facebook. Obtê-lo agora!Mostre-me os eventos adequados para meAgora não