O centauro no jardim de Moacyr Scliar, com Cíntia Moscovich, Instituto Ling, Segunda, 14. Outubro 2019

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Ling apresentam:
 
Clube de Leitura
Entre Clássicos e Contemporâneos
 
Encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. A cada encontro, um novo livro e um novo convidado animam a conversa de uma segunda-feira à noite. Um convite à leitura e ao convívio: te esperamos!
 
Nesta edição: O centauro no jardim, de Moacyr Scliar, com Cíntia Moscovich.
 
No terceiro encontro do semestre do Clube de Leitura, a escritora Cíntia Moscovich apresenta o premiado romance O centauro no jardim, de Moacyr Scliar. A história sobre uma família judia na qual nasce um centauro: um ser metade cavalo, metade homem. A partir desse acontecimento fantástico, Scliar constrói uma narrativa que mistura fábula e realismo. Foi eleito pelo National Yiddish Book Center, dos Estados Unidos, um dos cem melhores livros de temática judaica escritos nos últimos duzentos anos e ganhou prêmio da APCA em 1980.
 
A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória. O objetivo da atividade é debater sobre o autor e as diferentes nuances de sua narrativa, em um animado bate-papo literário.
 
Sobre o livro: Filho de um casal de imigrantes judeus russos, Guedali nasce centauro: um ser metade homem, metade cavalo. A partir desse acontecimento fantástico, Scliar constrói uma narrativa que mistura fábula e realismo, colocando em evidência a dualidade da vida em sociedade, em que é preciso equilibrar o indivíduo e o coletivo. Perseguido por sua singularidade, o centauro também representa a divisão étnica e religiosa do povo judeu. O isolamento causado pela exclusão da sociedade faz com que Guedali cultive o hábito da leitura. Inteligente e culto, é ele quem narra sua própria história a partir de seu 38º aniversário. O protagonista relembra sua vida desde o nascimento em Quatro Irmãos, no interior do Rio Grande do Sul, até chegar ao Marrocos, onde ele e sua esposa — a também centaura Tita — tentam uma cirurgia que os transforme em pessoas normais. Formado em Medicina, Moacyr Scliar (1937-2011) é considerado um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea, além de ser conhecido por suas crônicas publicadas nos principais jornais do país.
 
Sobre a convidada: Cíntia Moscovich é escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária. Também é professora, tradutora, consultora literária, revisora e assessora de imprensa. Já ganhou diversos prêmios literários, incluindo o primeiro lugar no Concurso de Contos Guimarães Rosa e o Prêmio Açorianos de Literatura.
 
Informações gerais:
Data: 14 de outubro, segunda-feira
Horário: das 19h30 às 21h30 ( 2 horas de duração )
Valor: R$ 40,00 entrada inteira / R$ 20,00 meia-entrada (50% de desconto para estudantes, pessoas com deficiência e + 60).
 

Segunda, 14. Outubro 2019, Instituto Ling, O centauro no jardim de Moacyr Scliar, com Cíntia Moscovich

Encontre eventos mais interessantes
Obtenha recomendações de eventos com base em seu gosto Facebook. Obtê-lo agora!Mostre-me os eventos adequados para meAgora não